Os casos de burla informática têm aumentado em todo o mundo, especialmente nos últimos 10 anos, com o aumento das compras e vendas de produtos online. Por isso, deve adoptar medidas de segurança para evitar ser burlado online.

O roubo dos dados financeiros, principalmente os que se referem a cartões de crédito, é dos crimes que mais sobressaem nos últimos anos.

Se, por um lado, a sensatez nos diz que o melhor é não fazer compras na internet, a verdade é que esta se tornou uma forma de comprar bastante prática, e com preços bem mais acessíveis que nas lojas físicas.

Por isso, o melhor é adoptar medidas preventivas para que todas as compras que faz sejam seguras.

E é isso que veremos agora!

7 Medidas de segurança para evitar ser burlado online

As compras online podem ser muito vantajosas, por essa razão não queremos abrir mão delas. No entanto, com tantos perigos à espreita, o melhor é sermos precavidos.

Anti-vírus

O primeiro passo para manter a sua segurança é ter um bom anti-vírus no seu computador e no seu Smartphone. Embora um anti-vírus não proteja de todos os ataques, a verdade é que pode ajudar muito.

Opte, idealmente, por um Internet Security, para proteger os seus dispositivos de malwares, assim como para bloquear sites que podem ser considerados perigosos. Deverá manter o seu anti-vírus actualizado.

Sites

A escolha dos sites onde faz as suas compras e vendas também deve ser feita cuidadosamente. Deve evitar sites que não se mostram confiáveis e profissionais. URL’s que tenham https:// são preferíveis aos que apenas têm http://.

O s no final significa que o site em questão é seguro. Poderá verificar os detalhes de segurança do site clicando no símbolo de cadeado no motor de busca.

Mercados online como a Quitanda são alguns dos melhores sítios para fazer compras seguras, pois os seus dados são protegidos pela estrutura do marketplace.

Adicionalmente, na Quitanda é feita a validação de todos os anúncios, por parte da nossa equipa.

Palavra-chave

Nunca tenha a mesma palavra-chave para todos os sites. O ideal é que cada site tenha uma palavra-chave única. O ideal é misturar letras maiúsculas e minúsculas, com números e caracteres especiais, como / * #.

Links aleatórios

Sabe aqueles links que aparecem do nada, sem que você faça uma pesquisa antes? Evite-os a todo o custo, pois geralmente eles são de se evitar. Evite sites que usam redes de pishing ao colocar no URL aquilo que quer pesquisar.

Sempre que um produto lhe parece muito bom e aliciante, faça uma pesquisa pelo nome do produto no google antes de aceder directamente.

Vendedores Online

Faça uma pesquisa sobre os fornecedores que estão a vender online. Esta é uma boa forma de começar uma transacção e garantir que todo o processo é feito de forma segura e longe de burlas.

Garanta a idoneidade do vendedor, contactando-o para o caso de alguma coisa não correr bem. Deverá também conhecer todas as condições para o caso de devolução do artigo comprado.

Redes de Wi-Fi públicas

As redes Wi-Fi públicas devem ser evitadas a todo o custo para as compras online. Os hackers têm preferência por este tipo de redes para interceptarem as informações dos usuários de forma discreta.

Se não puder esperar para chegar a casa, prefira efectuar a transacção com dados móveis, não com o Wi-Fi público.

Contas

A última medida de segurança é estar sempre atento às suas contas bancárias, analisando cuidadosamente os extractos bancários. É também importante que as crianças não tenham acesso às suas contas online.

Estas medidas de segurança para evitar ser burlado online devem ser adoptadas sempre, sem excepção. Lembre-se que o crime existe, e poderá estar em qualquer parte. Seja precavido!